Por que, apesar de tantos esforços, os alunos fracassam na escola?

Powered By Blogger

Marcadores

BEM VINDOS AO BLOG ESPAÇO EDUCAÇÃO!

OLÁ!
FICO MUITO FELIZ DE PODER ESTÁ PARTILHANDO ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS E PODER CONTAR, TAMBÉM, COM A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS.

BEM VINDO(A)!

Pesquisar este blog

domingo, 27 de setembro de 2009

Para pais e educadores


Escola de Pais
Prof. Luiz Machado - 16/10/2006

Pais e professores têm basicamente os mesmos objetivos em relação aos alunos; por isso, precisam estar afinados quanto aos propósitos.

Os pais, desde o maternal, entregam à escola o que têm de mais precioso: seus filhos. Professores e pais querem o sucesso dos alunos, mas, com as mudanças velozes que estão ocorrendo na sociedade, os pais não devem avaliar os professores e a escola com os padrões de quando estudaram.

Ensinar, hoje, não é transmitir conhecimento; é, acima de tudo, preparar os alunos para que eles aprendam a aprender, que desenvolvam suas potencialidades como elemento de auto-realização. A nota alta de hoje pode não representar nada em relação aos conhecimentos dos alunos, uma vez que o mais importante é que eles estejam preparados para dominar quaisquer novos conhecimentos.

A escola deve desenvolver a capacidade de adaptação de seus alunos, vale dizer, é preciso criar as condições para que os alunos desenvolvam sua inteligência e sua criatividade mais do que obter notas altas. Aliás, as notas devem ser substituídas por conceitos, de modo que os alunos não fiquem rotulados negativamente porque tiraram notas baixas.

O sucesso na escola nunca assegurou o sucesso na vida, muito menos hoje que as situações mudam constantemente e velozmente. A escola de sucesso hoje em dia é aquela que cria condições para que os alunos desenvolvam seu potencial. A idéia de ensinar deve evoluir de “transmitir conhecimentos” para a de ”criar as condições para que os alunos aprendam melhor e mais rápido”.

Nem sempre a ansiedade dos pais e a respeito do futuro de seus filhos permite-lhes assimilar rapidamente a mudança nos rumos do ensino; por isso, falamos em escola de pais para que eles participem efetivamente da educação de seus filhos.

“Não haverá nenhuma mudança em educação que não seja centrada nas atitudes dos pais, professores e alunos.” – Luiz Machado, Ph.D..


Artigo extraído dos livros do Professor Luiz Machado, Ph.D.
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
Mentor da Emotologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário